Português: uma ou duas línguas
A Mala de Herança em Leipzig e o Centro de Línguas da Universidade de Leipzig têm a grande satisfação em convidar a todos e todas que têm interesse pela língua portuguesa para uma mesa redonda com o renomado sociolinguista Prof. Dr. Marcos Bagno, da Universidade de Brasília e participação da linguista Dra. Jorcemara Cardoso (CDII-ABRALIN). A aula acontecerá no dia 21 de novembro, às 13h15 no prédio central da Universidade, Universitätsstraße 2, sala 225.
As inscrições podem ser feitas pelo link: Inscrições
Um pouco mais sobre Dr. Marcos Bagno
Tem graduação em Letras (Bacharelado em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2000). É professor Associado do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Tradução, Sociolinguística e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: prática de tradução francês/português, ensino de português, sociologia da linguagem, política linguística, gramática tradicional e português brasileiro. Já traduziu mais de 120 livros do inglês, do francês, do espanhol e do italiano. Tem visitado universidades na Argentina, Uruguai, México, Paraguai, Colômbia, Espanha, Itália, Finlândia e Alemanha onde sua obra é objeto de estudo.
Um pouco mais sobre Dra. Jorcemara Cardoso
Possui graduação em Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (2008). Mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos – PPGL/UFSCar e doutorado em Linguística pela mesma universidade. Fez estágio-sanduíche na Paris Sorbonne-Université (Paris IV), sob supervisão do Prof. Dr. Dominique Maingueneau. Faz parte do Laboratório de Estudos Epistemológicos e de Discursividades Multimodais (LEEDIM), é associada à Associação de pesquisadores brasileiros na França (APEB-Fr.), à Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), entre outras. No campo de pesquisa, trabalha com a produção de saberes e as relações de poderes da identidade e cultura brasileiras em diferentes meios e através de diferentes discursividades. Em paralelo, produz pesquisas acerca de práticas discursivas que racializam sujeitos e hierarquizam modos de existência.
Dia: 21 de novembro de 2023
Horário: 13h15 às 16h45
Local: Seminargebäude der Universität Leipzig, Universitätsstraße 2, sala 225.