Ciência para Crianças: Um despertar em Português

A Mala de Herança (Munique/Alemanha) iniciou em 2019 o programa intitulado “Ciência para crianças: descobrindo um novo mundo em Português”, através do qual foram realizadas oficinas presenciais com pesquisadoras e pesquisadores brasileiros e portugueses residentes em Munique. As oficinas foram realizadas nas dependências da Universidade Luís Maximiliano de Munique (LMU) e foram voltadas para crianças e jovens de 7 a 14 anos.
Com o objetivo de despertar o interesse do público infanto-juvenil pela ciência e tecnologia juntamente com o ensino do português como língua de herança (POLH/PLH), este programa busca utilizar a excelência acadêmica e científica de pesquisadores, cientistas e profissionais brasileiros, portugueses e outros lusófonos residentes em Munique e região para a divulgação científica e tecnológica, em língua portuguesa, entre crianças e jovens de famílias binacionais, brasileiras, portuguesas e outros falantes de língua portuguesa.
Os objetivos do programa são:
  1. despertar o interesse e a curiosidade de crianças e jovens pela ciência e pela tecnologia;
  2. trazer conhecimentos científicos de maneira interativa e em um ambiente de diversão, reforçando a auto-estima e a identidade cultural de crianças e jovens multilíngues;
  3. proporcionar às crianças e aos jovens, que nascem e crescem fora do Brasil (e de outros países de língua portuguesa), a aquisição de vocabulário diversificado em língua portuguesa e ligado aos temas específicos de cada área científica e tecnológica apresentada pel*as/os pesquisador*as/es;
  4. reunir e engajar cientistas, pesquisador*as/es e profissionais brasileir*as/os e portugues*as/es residentes em Munique e região (permanentes ou temporários), assim como em outras cidade onde existem iniciativas da Rede Mala de Herança, em uma atividade voluntária, em língua portuguesa, voltada para a comunidade lusófona no exterior e as novas gerações;
  5. contribuir para o intercâmbio entre cientistas, pesquisador*as/es e profissionais brasileir*as/os, portugueses e outr*as/os lusófonos atuantes nas diferentes instituições de ensino, pesquisa e tecnologia em Munique e região (residentes permanentes ou temporários), e deles com a comunidade lusófona residente; e
  6. proporcionar às crianças, aos jovens e a suas famílias um novo mundo de aquisição e fortalecimento do português como língua de herança por intermédio da ciência, tanto nas oficinas e visitas guiadas como no empréstimo de publicações específicas para tal.
Em 2019 este programa contou com o apoio institucional do Consulado-Geral do Brasil em Munique e do Núcleo Internacional de Pesquisa em Multilinguismo da Universidade Luís Maximiliano de Munique (IFM/LMU).
As seguintes áreas foram abordadas nas oficinas: engenharia eletrônica, ciências biológicas, veterinária, astronomia, análise e desenvolvimento de sistemas, engenharia espacial, microbiologia e imunologia, informática, engenharia mecânica, ciências da natureza, engenharia de sistemas biológicos, biologia molecular e engenharia química.
Este programa foi inicialmente coordenado pela Dr. Tamy Guimarães (à época na “Bundeswehr Universität”) e pela idealizadora da Mala de Herança, Andréa Menescal Heath.
Em 2021 a Mala de Herança levou este projeto para a Rede POLH Alemanha e juntas receberam financiamento da Embaixada do Brasil em Berlim para a realização do projeto “Ciência para Crianças: um despertar em Português”. Coordenado, assim, pela Rede POLH Alemanha com apoio da Mala de Herança, o projeto envolveu a realização de quatro oficinas online com temas científicos relacionados a área de ciências naturais integrada a conteúdos de disciplinas afins, tais como, ecossistema de plantas, microbiologia, astronomia, nutrição e meio ambiente. Essas oficinas foram elaboradas e realizadas pela Dr. Lilia Ermlich (Lilikazauberlab) e contaram com a organização e coordenação institucional de Christiane Telles-Esseling e Andréa Menescal Heath (Rede POLH Alemanha e a Mala de Herança). Contaram, ainda, com a participação especial de pesquisadores que fizeram parte do programa “Ciência para Jovens: um novo mundo em Português” sob a coordenação do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da mesma Embaixada.
Cada oficina contou com a participação de 10 crianças entre 7 a 12 anos de idade. Para o melhor desenvolvimento da oficina as crianças receberam pelo correio „Kits ciências” para realizarem as experiências durante a própria oficina.
Em 2022 o programa conta com o apoio financeiro da Embaixada do Brasil em Berlim para a realização de oficinas presenciais a serem realizadas nas cidades de Leipzig e Munique e nas regiões do Vale do Ruhr e Rhein-Neckar, onde também existem iniciativas da Mala de Herança. 
Detalhes sobre o projeto em 2022 podem ser lidos nas redes sociais das iniciativas da Mala de Herança nos locais acima mencionados.  
Mais informações: contato@maladeheranca.com