Atualidades

Aqui você encontra os novos projetos da Rede Mala de Herança e da Mala de Herança (Munique). Os projetos específicos de cada iniciativa da Mala de Herança você encontra na página de cada uma em Iniciativa.
Programa “Ciências para Crianças: descobrindo um novo mundo em português” 
Chamada para pesquisadoras e pesquisadores
Você é pesquisador ou pesquisadora e gostaria de participar de um projeto de divulgação científica para crianças?
A Rede Mala de Herança, com o apoio da Embaixada do Brasil em Berlim, convida pesquisadoras e pesquisadores de origem brasileira, portuguesa, angolana, moçambicana, bem como de outros países falantes da língua portuguesa a participar de mais uma série de oficinas no âmbito do programa “Ciências para Crianças: descobrindo um novo mundo em português”.
Iniciado em 2019 pela Mala de Herança, em Munique, este programa teve uma edição em 2021 realizada em conjunto com a Rede POLH Alemanha (com financiamento da Embaixada do Brasil em Berlim) e em parceria com a Dr. Lilia Ermlich, do “Lilikazauberland”. Ainda em 2021 a Mala de Herança lançou junto com a Embaixada do Brasil em Berlim (Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação) o programa “Ciência para Jovens: um novo mundo em português” (com apoio, ainda, do Consulado-Geral do Brasil em Munique e do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt), quando realizou oito oficinas online com pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que estavam na Alemanha ou no Brasil.
Nesta nova edição de 2022, o programa “Ciência para Crianças” realizará oficinas presenciais no período de julho a dezembro nas seguintes cidades e regiões da Alemanha: Leipzig, Munique, regiões do Ruhr e Rhein-Neckar.
Nessas oficinas, os/as pesquisadores/as, falantes nativos de português, apresentarão de maneira lúdica e interativa os objetos de suas pesquisas e/ou área de atuação a crianças de 5 a 12 anos, a fim de despertar o interesse do público infantil pela ciência, tecnologia e inovação, proporcionando, também, a aquisição de conhecimento e enriquecimento de vocabulário na língua portuguesa. Ao utilizar a excelência acadêmica e científica desses profissionais para a divulgação científica e tecnológica junto às crianças e suas famílias na Alemanha, o programa busca, também, fortalecer a ligação das crianças com a sua língua de herança (POLH/PLH) e possibilitar o intercâmbio tanto com outras crianças e famílias como com cientistas e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.
Os objetivos específicos do projeto são:
  • despertar o interesse e a curiosidade de crianças a partir de 5 anos pela ciência e pela tecnologia;
  • trazer conhecimentos científicos de maneira interativa e em um ambiente de descontração, reforçando a autoestima e a identidade cultural de crianças e jovens plurilíngues;
  • proporcionar às crianças que nascem e crescem fora do Brasil e de outros países de língua portuguesa a aquisição de vocabulário diversificado em língua portuguesa e ligado aos temas específicos de cada área científica e tecnológica a ser apresentada pelos/as pesquisadores/as;
  • reunir e engajar cientistas, pesquisadores e profissionais falantes de português residentes nas cidades de Leipzig e Munique e nas regiões do Ruhr e Rhein-Neckar (permanentes ou temporários) em uma atividade voluntária, em língua portuguesa, voltada à comunidade falante de português e às novas gerações;
  • contribuir para o intercâmbio entre cientistas, pesquisadores/as e profissionais falantes de português atuantes nas diferentes instituições de ensino, pesquisa e tecnologia na Alemanha e deles com a comunidade falante de português existente no país; e
  • proporcionar às crianças e suas famílias um novo mundo de aquisição e fortalecimento do português como língua de herança por intermédio da ciência, tanto nas oficinas e visitas guiadas como no empréstimo de publicações específicas para tal.
A Mala de Herança apoia e orienta as/os pesquisadoras/es interessados na preparação e realização das oficinas, assim como facilitará o contato com as crianças e suas famílias.
Os/as pesquisadores/as receberão uma ajuda de custo pelo planejamento, elaboração e execução das oficinas, assim como um certificado de participação no programa.
A coordenação deste projeto está sob a responsabilidade da Mala de Herança de Leipzig e.V.. Para informações e contato, escreva para leipzig@maladeheranca.com .
Todas as áreas da ciência, tecnologia e inovação são bem-vindas!
Contamos com vocês! 

 

Oficinas de Histórias em Quadrinhos com José Aguiar
A Rede Mala de Herança, com o apoio da Embaixada do Brasil em Berlim, realiza durante o primeiro semestre de 2022 uma série de oficinas de Histórias em Quadrinhos com o artista e quadrinista brasileiro José Aguiar.
O objetivo é proporcionar o aprendizado, a utilização e o desenvolvimento da língua portuguesa através desse gênero linguístico e literário 
As Histórias em Quadrinhos são uma forma de arte que se comunica com públicos de diferentes faixas etárias. Sua versatilidade vem da interação entre texto e imagem como forma eficiente de comunicar e educar. As oficinas acontecem em Leipzig, Bochum, região Rhein-Neckar, Munique e em Bielefeld (em parceiria com a Brasileirinhos em Bielefeld).
Estas oficinas pontuais buscam sensibilizar o público ao tema e possibilitar ao público infantil e juvenil uma atividade de difusão e promoção da língua portuguesa com foco nas histórias em quadrinhos.
Para informações, escreva-nos: contato@maladeheranca.com
 
Rede Mala de Herança apoia a organização da I Olimpíada do Português como Língua de Herança na Alemanha.
As Olimpíadas do Português como Língua de Herança são uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), realizada por representações diplomáticas e consulares do Brasil em diversos países, em parceria com associações, escolas e/ou instituições de ensino de Portugues como língua de Herança.
A I Olimpíada do Português como Língua de Herança na Alemanha, organizada pela Rede POLH Alemanha e pela Embaixada do Brasil em Berlim, é um evento online, no qual acontecem diversas oficinas com temas variados relacionados ao tema geral (Bicentenário da Independência do Brasil). Podem participar crianças e jovens que estejam por todos os cantos da Alemanha.
Contamos com a parceria da Rede POLH Países Baixos e suas iniciativas, na realização de oficinas e atividades conjuntas.
Os objetivos da Olimpíada são:
– Incentivar o interesse de crianças e adolescentes brasileiros residentes na Alemanha pelo estudo da língua portuguesa, sua cultura e sua herança;
– Contribuir para a valorização da língua portuguesa e o fortalecimento da identidade nacional entre essas crianças e jovens que vivem e, na maioria das vezes, nasceram na Alemanha;
– Fomentar a difusão da língua portuguesa como língua de herança no Alemanha, fortalecendo os vínculos dessas crianças, jovens e toda a família com as suas raízes.
Mais informações e instruções sobre a I Olimpíada do POLH na Alemanha, leia aqui: Informações sobre a I Olimpíada de POLH na Alemanha 2022.docx.pdf