Ciência para Jovens: um novo mundo em Português

Este programa é resultado do 1º Encontro da Diáspora Brasileira de C&I na Alemanha, organizado pela Embaixada do Brasil em Berlim e seu Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC) em fevereiro de 2021. Em abril do mesmo ano a Mala de Herança (Munique/Alemanha) e a Embaixada do Brasil em Berlim, com o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Munique e do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt, lançaram o programa “Ciência para Jovens: Um novo mundo em Português”.
A popularização da ciência (“popular science”) é um importante instrumento para “o aumento do conhecimento científico e do interesse pela ciência e tecnologia entre a população em geral, e em particular, entre os jovens” (Moreira I. de C. , 2006). Nesse sentido, o programa “Ciência para Jovens: Um novo mundo em Português” nasceu com o objetivo de: 1) contribuir para que os jovens falantes de língua portuguesa e que moram na Alemanha possam ter acesso a informações sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de um país, e 2) estimular a curiosidade e incentivar maior participação desses jovens na área científica e tecnológica ligadas tanto à Alemanha como ao Brasil.
Voltado a jovens de famílias brasileiras, lusófonas ou binacionais residentes na Alemanha, o programa busca oferecer uma possibilidade para que esse público, de 13 a 18 anos, tenha acesso a eventos, oficinas e encontros em língua portuguesa, enriquecendo e fortalecendo, assim, sua condição de indivíduos bilíngue ou plurilíngues. As línguas maternas ou de herança desses jovens devem ser fortalecidas, assim também o Português.
Com um programa de divulgação da ciência, tecnologia e inovação totalmente voltado para os jovens, objetiva-se, assim, fortalecer suas competências linguísticas, o aprendizado e a aquisição de novos vocabulários em áreas nas quais eles não têm acesso no dia a dia. Ou seja, oferecer a eles “um novo mundo”, tanto línguístico quanto conceitual, em Português.
Para alcançar esses objetivos, o programa se propoe a engajar, de maneira voluntária, pesquisador*as/es e cientistas (tanto brasileiros como lusófonos em geral) residentes na Alemanha em eventos de incentivo e socialização da Ciência para, como mencionado acima, despertar o interesse do público juvenil pela ciência, tecnologia e inovação juntamente com a transmissão e o ensino do português como língua de herança (POLH/PLH). Ou seja, dispor da excelência acadêmica e científica dess*as/es profissionais oferencendo-lhes a oportunidade de falar sobre sua área de conhecimento e descobertas em sua língua materna e para um público totalmente novo e com o qual, muitas vezes, eles não têm acesso.
Assim, o programa busca, por um lado, contribuir para o intercâmbio entre as/os própri*as/os cientistas, pesquisador*as/es e profissionais falantes de língua portuguesa atuantes nas diferentes instituições de ensino, pesquisa e tecnologia na Alemanha (residentes permanentes ou temporários), consolidando uma rede de pesquisador*as/es engajad*as/os na divulgação e popularização da Ciência na Alemanha. Por outro lado, busca-se promover o intercâmbio entre as/os jovens participantes, que moram em diversas cidades da Alemanha, e que falam também Português.
No intuito de contribuir para a divulgação do programa e o contato com famílias e jovens, foi criada uma parceria com a Rede POLH Alemanha (@rede.polh.alemanha), uma iniciativa que agrega várias iniciativas de transmissão e ensino de português como língua de herança na Alemanha.
As oficinas são gratuitas e aberta a tod*as/os as/os jovens interessad*as/os de 13 a 18 anos e que tenham uma fluência básica na língua portuguesa para que possam acompanhar as oficinas. As/Os jovens não precisam falar ou escrever perfeitamente em português. Este é um programa justamente para fotalecê-las/los nessas competências.
Para coordenar as atividades e divulgar as oficinas, foi criado um perfil do programa no Instagram (@cienciaparajovens_alemanha), através do qual podem ser feitas inscrições e se obter informações atualizadas sobre as oficinas.
 Outras atividades planejadas pelo programa são:
– Visitas guiadas em português a instituições de pesquisa e tecnologia das quais as/os pesquisador*as/es, cientistas e profissionais envolvid*as/os fazem parte ou com as quais estão trabalhando;
– palestras e rodas de discussão para o público juvenil voltadas a informar e orientar sobre as possibilidades profissionais em áreas científicas e tecnológicas nas quais as/os pesquisador*as/es, cientistas e profissionais envolvid*as/os atuam;
– ampliação do programa para o público infantil, incentivando a realização de oficinas presenciais em diversas cidades da Alemanha (ver aqui o programa Ciência para Crianças).
– divulgação e/ou distribuição de literatura em língua portuguesa para divulgação científica e tecnológica junto ao público infantil e juvenil na Alemanha.
Coordenação do programa: 
Andréa Menescal Heath (Mala de Herança)
Pedro Ivo Ferraz da Silva (SECTEC/Embaixada em Berlim)
Sílvia Nougués Wargaftig (SECTEC/Embaixada em Berlim)
Instagram: Cienciaparajovens_Alemanha
Email: contato@maladeheranca.com
Email: sectec.berlim@itamaraty.gov.br
Oficinas em 2021:
– Descrição (temas e pesquisador*as/es envolvid*as/os) – em breve
– Fotos – em breve
– Vídeos – em breve
Oficinas em 2022
– Descrição (temas e pesquisador*as/es envolvid*as/os) – em breve
– Fotos – em breve
– Vídeos – em breve
Uma breve apresentação 
O que é o programa Ciência para Jovens: Um novo mundo em Português?
  1. É um programa para jovens de 13 a 18 anos que moram na Alemanha.
  2. Busca desperta a curiosidade de jovens por áreas científicas e tecnológicas ligadas ao Brasil e à Alemanha.
  3. Proporciona a conexão de jovens com pesquisador*as/es brasileiros atuantes na Alemanha e no Brasil.
  4. Possibilita aos jovens a participação em oficinas e eventos em língua portuguesa, mesmo morando na Alemanha.
  5. Proporciona o intercâmbio entre as/os jovens participantes que moram em diferentes cidades da Alemanha e que também falam Português.
  6. Proporciona o intercâmbio entre pesquisador*as/es brasileir*as/os e a comunidade brasileira, assim como de outros países lusófonos na Alemanha,
  7. Organizado pela Embaixada do Brasil em Berlim e a Mala de Herança, com o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt, do Consulado-Geral do Brasil em Munique e da Rede POLH Alemanha.
  8. As oficinas são gratuitas, online e abertas a todos os jovens de 13 a 18 anos. Eventos e oficinas presenciais também estão previstos no programa.
  9. Os temas das oficinas abordam as diferentes áreas de atuação e pesquisa d*as/os pesquisador*as/es voluntári*as/os.
  10. As inscrições podem ser feitas por formulário no Instagram.
  11. Quer saber mais? Fique ligado/a no Instagram: cienciaparajovens_alemanha !