Andréa Menescal Heath
Brasiliense, formada em Relações Internacionais (Universidade de Brasília), com especialização em Sociologia e Cooperação Internacional (Universität Bielefeld – 1990 a 1996). Migrou para a Europa em 2002, realizou pesquisa sobre a Política Internacional de Patentes (Universität Bielefeld), com publicações nessa área, e morou na Itália por três anos. Reinventou-se ao mudar-se para Munique em 2006 e entrar no mundo da literatura infantil e juvenil brasileira e internacional pelas páginas do ensino de Português como Língua de Herança (POLH/PLH) e da Educação Plurilíngue de crianças e jovens. Desde então tem se especializado nessas áreas e na área da Literatura Infantil e Juvenil (formação em curso, “Pedagogia da Leitura e Literatura” – Bundesverband Leseförderung e.V.).
Em 2012 idealizou e criou a Iniciativa Mala de Herança, em Munique, Alemanha, e foi propulsora, a partir de então, de várias outras iniciativas da Mala de Herança e projetos de Português como Língua de Herança baseados na leitura e na literatura em diversos países. Educadora, palestrante, consultora, realizadora e organizadora de eventos de literatura infantil e juvenil em português, ou bilíngues, tanto em Munique, na Alemanha como em outros países da Europa. Co-fundadora do Elo Europeu de Educadores de Português como Língua de Herança (2013), do qual foi uma de suas coordenadoras por quase oito anos, tendo organizado e promovido diversos eventos, encontros e oficinas sobre o ensino plurilíngue e a transmissão do Português como Língua de Herança. Desde 2014 é colaboradora do Núcleo Internacional de Pesquisa em Multilinguismo da Universidade Luis Maximiliano, em Munique, (IFM/LMU) realizando inúmeros seminários, palestras, oficinas e aconselhamento sobre educação bilíngue/plurilíngue.
Em Janeiro de 2020 criou, juntamente com o ilustrador Jô Oliveira e a consultora literária Cristiane Salles, o projeto Blutenburg em Foco, que visa promover e divulgar a literatura brasileira infantil e juvenil pelo mundo.