Ciência para Crianças: Um despertar em Português

A Mala de Herança (Munique/Alemanha) iniciou em 2019 o programa intitulado “Ciência para crianças: descobrindo um novo mundo em Português”, através do qual foram realizadas oficinas presenciais com pesquisadoras e pesquisadores brasileiros e portugueses que moram em Munique. As oficinas foram realizadas nas dependências da Universidade Luís Maximiliano de Munique (LMU) e foram voltadas para crianças e jovens de 7 a 14 anos.
Com o objetivo de despertar o interesse do público infanto-juvenil pela ciência e tecnologia juntamente com o ensino do português como língua de herança (POLH/PLH), este programa busca utilizar a excelência acadêmica e científica de pesquisadores, cientistas e profissionais brasileiros e portugueses residentes em Munique e região para a divulgação científica e tecnológica, em língua portuguesa, entre crianças e jovens de famílias binacionais, brasileiras, portuguesas e outros falantes de língua portuguesa.
Os objetivos do programa são:
  1. despertar o interesse e a curiosidade de crianças e jovens a partir de 7 anos pela ciência e pela tecnologia;
  2. trazer conhecimentos científicos de maneira interativa e em um ambiente de diversão, reforçando a auto-estima e a identidade cultural de crianças e jovens multilíngues;
  3. proporcionar às crianças e aos jovens a partir de 7 anos, que nascem e crescem fora do Brasil (e de outros países de língua portuguesa), a aquisição de vocabulário diversificado em língua portuguesa e ligado aos temas específicos de cada área científica e tecnológica a ser apresentada pelos pesquisadores;
  4. reunir e engajar cientistas, pesquisadores e profissionais brasileiros e portugueses residentes em Munique e região (permanentes ou temporários) em uma atividade voluntária, em língua portuguesa, voltada para a comunidade brasileira e portuguesa e as novas gerações;
  5. contribuir para o intercâmbio entre cientistas, pesquisadores e profissionais brasileiros e portugueses atuantes nas diferentes instituições de ensino, pesquisa e tecnologia em Munique e região (residentes permanentes ou temporários), e deles com a comunidade brasileira e portuguesa residente; e
  6. proporcionar às crianças, aos jovens e a suas famílias um novo mundo de aquisição e fortalecimento do português como língua de herança por intermédio da ciência, tanto nas oficinas e visitas guiadas como no empréstimo de publicações específicas para tal.
Em 2019 este programa contou com o apoio institucional do Consulado-Geral do Brasil em Munique e do Núcleo Internacional de Pesquisa em Multilinguismo da Universidade Luís Maximiliano de Munique (IFM/LMU).
As seguintes áreas foram abordadas nas oficinas: engenharia eletrônica, ciências biológicas, veterinária, astronomia, análise e desenvolvimento de sistemas, engenharia espacial, microbiologia e imunologia, informática, engenharia mecânica, ciências da natureza, engenharia de sistemas biológicos, biologia molecular e engenharia química.
Este programa foi inicialmente coordenado pela Dr. Tamy Guimarães (à época na “Bundeswehr Universität”) e pela idealizadora da Mala de Herança, Andréa Menescal Heath.
Em 2021 a Mala de Herança levou este projeto para a Rede POLH Alemanha e juntas receberam financiamento da Embaixada do Brasil em Berlim para a realização do projeto “Ciência para Crianças: um despertar em Português”. Coordenado, assim, pela Rede POLH Alemanha com apoio da Mala de Herança, o projeto envolveu a realização de quatro oficinas online com temas científicos relacionados a área de ciências naturais integrada a conteúdos de disciplinas afins, tais como, ecossistema de plantas, microbiologia, astronomia, nutrição e meio ambiente. Essas oficinas foram elaboradas e realizadas pela Dr. Lilia Ermlich (Lilikazauberlab) e contaram com a organização e coordenação institucional de Christiane Telles-Esseling e Andréa Menescal Heath (Rede POLH Alemanha e a Mala de Herança). Contaram, ainda, com a participação especial de pesquisadores que fizeram parte do programa “Ciência para Jovens: um novo mundo em Português” sob a coordenação do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da mesma Embaixada.
Cada oficina contou com a participação de 10 crianças entre 7 a 12 anos de idade. Para o melhor desenvolvimento da oficina as crianças receberam pelo correio „Kits ciências” para realizarem as experiências durante a própria oficina.
Em sua nova fase, este programa será realizado em 2022 com oficinas presenciais a serem realizadas nas diferentes cidades onde existem iniciativas da Mala de Herança na Alemanha (também com o apoio financeiro da Embaixada do Brasil em Berlim e seu Setor Cultural).
Mais informações: contato@maladeheranca.com

Ciência para Jovens: Um novo mundo em Português

Uma breve apresentação
O que é o programa Ciência para Jovens: Um novo mundo em Português?
  1. É um programa para jovens de 13 a 18 anos que moram na Alemanha.
  2. Busca desperta a curiosidade de jovens por áreas científicas e tecnológicas ligadas ao Brasil e à Alemanha.
  3. Proporciona a conexão de jovens com pesquisadores brasileiros atuantes na Alemanha e no Brasil.
  4. Possibilita aos jovens a participação em oficinas e eventos em língua portuguesa, mesmo morando na Alemanha.
  5. Proporciona o intercâmbio entre os jovens participantes que moram em diferentes cidades da Alemanha e que também falam Português.
  6. Proporciona o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e a comunidade brasileira na Alemanha.
  7. Organizado pela Embaixada do Brasil em Berlim e a Mala de Herança, com o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt, do Consulado-Geral do Brasil em Munique e da Rede POLH Alemanha.
  8. As oficinas são gratuitas, online e abertas a todos os jovens de 13 a 18 anos. Eventos e oficinas presenciais também estão previstas no programa.
  9. Os temas das oficinas abordam as diferentes áreas de atuação e pesquisa dos pesquisadores voluntários.
  10. As inscrições podem ser feitas por formulário no Instagram.
  11. Quer saber mais? Fique ligado/a no Instagram: cienciaparajovens_alemanha
Apresentação detalhada
Este programa é resultado do 1º Encontro da Diáspora Brasileira de C&I na Alemanha, organizado pela Embaixada do Brasil em Berlim e seu Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC) em fevereiro de 2021. Em abril de mesmo ano a Mala de Herança (Munique/Alemanha) e a Embaixada do Brasil em Berlim, com o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Munique e do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt, lançam o programa “Ciência para Jovens: Um novo mundo em Português”.
A popularização da ciência (“popular science”) é um importante instrumento para “o aumento do conhecimento científico e do interesse pela ciência e tecnologia entre a população em geral, e em particular, entre os jovens” (Moreira I. de C. , 2006). Nesse sentido, o programa “Ciência para Jovens: Um novo mundo em Português” busca contribuir para que os jovens possam ter acesso a informações sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de um país, estimular a curiosidade e incentivar maior participação desses jovens na área científica e tecnológica ligadas tanto à Alemanha como ao Brasil.
Voltado a jovens de famílias brasileiras ou binacionais residentes na Alemanha, o programa busca oferecer uma possibilidade para que esse público, de 13 a 18 anos, tenha acesso a eventos, oficinas e encontros em língua portuguesa, enriquecendo e fortalecendo, assim, sua condição de indivíduos bilíngue ou plurilíngues. As línguas maternas ou de herança desses jovens devem ser fortalecidas, assim também o Português.
Com um programa de divulgação da ciência, tecnologia e inovação totalmente voltado para os jovens, objetiva-se fortalecer suas competências linguísticas, aprendizado e aquisição de novos vocabulários em áreas nas quais eles não têm acesso no dia a dia. Busca-se, por isso, oferecer a eles “um novo mundo”, tanto línguístico quanto conceitual, em Português.
Para alcançar esses objetivos, o programa se propoe a engajar, de maneira voluntária, pesquisadores e cientistas brasileiros residentes na Alemanha em eventos de incentivo e socialização da Ciência para, como mencionado acima, despertar o interesse do público juvenil pela ciência, tecnologia e inovação juntamente com a transmissão e o ensino do português como língua de herança (POLH/PLH). Busca, assim, utilizar a excelência acadêmica e científica desses profissionais oferencendo-lhes a oportunidade de falar sobre sua área de conhecimento e descobertas em sua língua materna e para um público totalmente novo e com o qual, muitas vezes, eles não têm acesso.
O programa busca, por um lado, contribuir para o intercâmbio entre os próprios cientistas, pesquisadores e profissionais brasileiros atuantes nas diferentes instituições de ensino, pesquisa e tecnologia na Alemanha (residentes permanentes ou temporários), consolidando uma rede de pesquisadores engajados na divulgação e popularização da Ciência na Alemanha. Por outro lado, busca-se promover o intercâmbio entre os jovens participantes, que moram em diversas cidades da Alemanha, e que falam também Português.
No intuito de contribuir para a divulgação do programa e o contato com famílias e jovens, foi criada uma parceria com a Rede POLH Alemanha (@rede.polh.alemanha), uma iniciativa que agrega várias iniciativas de transmissão e ensino de português como língua de herança na Alemanha.
As oficinas são gratuitas e aberta a todos os jovens interessados de 13 a 18 anos e que tenham uma fluência básica na língua portuguesa para que possam acompanhar as oficinas. Os jovens não precisam falar ou escrever perfeitamente em português. Este é um programa justamente para fotalecê-los nessas competências.
Os jovens podem se inscrever pelo formulário disponível no perfil do programa no Instagram (@cienciaparajovens_alemanha).
 Outras atividades planejadas pelo programa para o período pós-pandemia são:
– Visitas guiadas em português a instituições de pesquisa e tecnologia das quais os pesquisadores, cientistas e profissionais envolvidos fazem parte ou com as quais estão trabalhando;
– palestras e rodas de discussão para o público juvenil voltadas a informar e orientar sobre as possibilidades profissionais em áreas científicas e tecnológicas nas quais os pesquisadores, cientistas e profissionais envolvidos atuam;
– ampliação do programa para o público infantil, incentivando a realização de oficinas presenciais em diversas cidades da Alemanha.
– divulgação e/ou distribuição de literatura em língua portuguesa para divulgação científica e tecnológica junto ao público infantil e juvenil na Alemanha.
Coordenação do programa:
Pedro Ivo Ferraz da Silva
Sílvia Nougués Wargaftig
Andréa Menescal Heath
Instagram: Cienciaparajovens_Alemanha
Email: contato@maladeheranca.com
Email: sectec.berlim@itamaraty.gov.br