1. Família – Apoio e fortalecimento do núcleo onde nasce e cresce uma criança e/ou jovem.
2. Leitura e Literatura – Qualidade literária e artística faz a diferença no aprendizado e na formação do ser humano.
3. Bilinguismo ou Plurilinguismo – Toda língua materna é importante, sendo valorizada e fortalecida.
4. Apoio e Acolhimento – O diálogo e a troca deexperiências são ricos quando visam o bem estar de todos.
5. Comunidade – O ser humano cresce e se fortalece com a comunidade e vice-versa. A divulgação de informações e conhecimentos sobre incentivo à leitura, educação plurilíngue, migração, empoderamento da mulher e da família contribuem para esse fortalecimento.
6. Cultura – Língua e Cultura são partes integrantes da Herança e a base para uma Identidade fortalecida e equilibrada.
7. Parceria – Cooperação e trabalho em harmonia com instâncias governamentais nacionais e internacionais, assim como com iniciativas e organizações que tenham objetivos afins.
8. Diversidade – São bem-vindas todas as famílias sem discriminação de cor da pele, opções de gênero, país de origem, religião, nível de escolaridade ou financeiro. respeitando igualmente, neste sentido, o Artigo 2 da Convenção Mundial dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas.
9. Educação e Formação – É a base do crescimento e da dignidade do ser humano, assim como a busca por treinamento e aperfeiçoamento contínuos.
10. Ética – A forma de crescer em uma sociedade mais justa e igualitária, onde a confidencialidade e sigilo de toda e quaisquer informações compartilhadas são mantidos.